Coordenador : Silvia Eliza Almeida Pereira de Freitas
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389783.2201.72781.23022023
Departamento/Setor: MNS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Sofrerão a ação de entrevista: Docentes, discentes, profissionais de saúde da Universidade Federal Fluminense Público em Geral - No link do coronavirus da UFF, até o dia 23 de fevereiro havia aproximadamente 40000 acessos. Atualmente, as redes sociais da UFF possuem perto de 100.000 inscritos e, somente no Instagran, há 76.600 (dados de fevereiro de 2023) seguidores. Dessas forma, usando todas essas plataformas digitais, a divulgação do documentário será ampliada e próxima ao número previsto de 100000.
Local de atuação: As entrevistas serão realizadas nas dependências da universidade federal fluminense e o produto, divulgado nas plataformas e redes sociais
Objetivo
Objetivo Geral Divulgar a resposta do setor saúde do município de Niterói durante a pandemia de COVID-19 nos aspectos de gestão e assistência a partir da interface com a Universidade Federal Fluminense. Objetivos específicos -Registrar em forma de documentário as ações identificadas frente à COVID-19 -Identificar e sistematizar as ações de resposta na gestão e na assistência no setor saúde. -Descrever as estratégias de cooperação desenvolvidas com a UFF em prol da resposta à pandemia.
Resumo
Declarada em janeiro de 2020, a pandemia de COVID-19 é uma emergência sanitária de importância internacional sem precedentes, que repercutiu em diversos setores da sociedade, mas principalmente na saúde e ameaça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No Brasil, situações epidemiológicas que apresentem risco de disseminação nacional e sejam produzidas por agentes infecciosos inesperados são Emergências Sanitárias de Importância Nacional (ESPIN), e encaixam na categoria de desastres causados por eventos de origem biológica. As populações em situação de pobreza e privação extrema integram o núcleo dos mais vulneráveis, e desta forma, são especialmente suscetíveis em casos de desastres, incluindo a pandemia COVID-19. O projeto ora apresentado, tem como proposta analisar a resposta do setor saúde do município de Niterói durante a pandemia de COVID-19 e fomentar as ações de preceptoria que articulam gestão e assistência em saúde voltadas para as emergências sanitárias, pretendendo-se favorecer a preparação para futuras emergências de saúde pública. Para alcançar estes objetivos será realizada uma pesquisa de campo, envolvendo a participação de profissionais de saúde de uma universidade federal que atuaram na pandemia. Será realizado um estudo transversal envolvendo entrevistas áudio gravadas guiadas por roteiro. Ao final do projeto pretende-se ter como produto um documentário e a produção científica publicada onde constarão as estratégias identificadas para responder a pandemia de COVID-19 e observadas as lições aprendidas. Espera-se contribuir para o registro das ações desenvolvidas de modo a promover uma cultura de preparação dos serviços de saúde especialmente no que tange aos cuidados em saúde.